Blog

/

Xaxim de Palmeira: Benefícios para a sua planta e para o meio ambiente

Quem gosta de plantas sabe que algumas coisas são primordiais para o crescimento saudável delas, principalmente se você vai planta-las dentro de casa. Um espaço que bata sol durante o dia, um bom vaso, como o Xaxim de Palmeira e um bom substrato para levar os nutrientes necessários até as raízes.

Hoje vamos falar especificamente sobre vasos. Por muitos anos, um dos vasos mais utilizados para plantas ornamentais e caseiras, especialmente as epífitas, como bromélias, orquídeas e samambaias, foi o xaxim, por suas funções de absorver água e nutrientes em suas paredes.

O xaxim era extraído do tronco da Dicksonia Sellowiana ou, samambaiaçu, uma grandesamambaia que pode atingir até 10 metros de altura. A espécie era abundante na Serra do Mar, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, preferindo locais bem úmidos.

Mas a samambaiaçu possui o crescimento muito lento,                 crescendo apenas de 5 a 8 centímetros por ano. São necessários uns 50 anos para obtermos vasos de 40, 50 centímetros de diâmetro. As grandes plantas encontradas na natureza estão por aqui desde a época dos dinossauros!

Com a exploração desenfreada, a samambaiaçu entrou em extinção e teve seu corte e sua comercialização proibidos pelo IBAMA, para a preservação da espécie. A partir daí várias empresas começaram a busca por um vaso que se assemelhasse as condições tão favoráveis ao plantio quanto as do xaxim de samambaiaçu.

O Xaxim de Palmeira

Depois de muita pesquisa e dedicação, a Biosolvit, desenvolveu o Xaxim de Palmeira. Feito com fibras da palmeira, vindas de rejeitos agrícolas, que seriam 100% descartadas, é o único produto que se assemelha ao original a ponto de ser também denominado xaxim. Suas fibras possuem 96% de similaridade com o xaxim de samambaiaçu.

Totalmente natural, o Xaxim de Palmeira não possui em sua composição nenhuma substância química ou tóxica, nem mesmo para a selagem das fibras, o que também é feito de forma natural. São livres ainda do tanino, substância encontrada nos vasos feitos da fibra de coco, que são prejudiciais a algumas plantas como as orquídeas.

Confira as principais vantagens do Xaxim de Palmeira:

Enraizamento: A paredes possuem características essenciais para o perfeito enraizamento das plantas. As raízes se fixam nas fibras e encontram nelas tudo o que precisam.

Ventilação: O solo natural e ideal permite a oxigenação das raízes, através de estruturas feitas por organismos presentes no solo, como a minhoca. O Xaxim de Palmeira possui uma estrutura semelhante, para permitir essa ventilação e não sufocar as raízes.

Isolação térmica: Por conta da espessura das paredes do vaso, o Xaxim de Palmeira garante isolação térmica para as raízes das plantas, evitando que sofram com temperaturas elevadas, o que pode gerar problemas no crescimento da planta

Retenção de água e nutrientes: As fibras da palmeira permitem que água e nutrientes se acumulem em todo o vaso, inclusive nas paredes. Eles ficam armazenados e são liberados de acordo com a necessidade da planta.

Paredes proporcionais: Quanto maior o vaso, mais grossas são suas paredes. Para que possam armazenar nutrientes para as plantas, é preciso que as paredes sejam grossas de acordo com o tamanho do vaso e da planta que seja abrigada nele.

Não precisa ferver: Como não possui tanino, o Xaxim de Palmeira já vem pronto para o uso. Não é necessário deixa-lo de molho ou ferve-lo antes do uso.

Produção a frio: O Xaxim de Palmeira possui um processo de fabricação a frio, que preserva a vida microbiana já existente nas fibras da palmeira e os deixa fáceis de serem absorvidos pelas raízes.

Biodegradável: Os vasos têm a vida útil de 2 a 3 anos, depois disso começa a se biodegradar. Esse é o tempo ideal para se manter uma planta num mesmo vaso. Depois desse período é necessário transplanta-la.

Ecologicamente correto: A produção do Xaxim de Palmeira proporciona o reaproveitamento de 120 mil toneladas de fibras que seriam desperdiçadas anualmente nas lavouras sustentáveis, com isso, surgiu a oportunidade de contribuir para um menor impacto ambiental, já que oferece destino a um resíduo orgânico cuja aplicação em outras atividades é desconhecida até hoje.

Se você ainda não conhece o Xaxim de Palmeira, não perca mais tempo e compre o seu hoje mesmo. Acesse o site: www.xaximdepalmeira.com.br