Blog

/

Substrato: Você sabe o que é qual a importância dele para o das suas plantas?

Quem gosta e tem o habito de plantar em casa, sabe que as plantas exigem uma boa dose de cuidados. Desde a quantidade de água que é oferecida, até a quantidade de tempo em que ela ficará exposta a luz do sol, tudo precisa de equilíbrio e conhecimento do que é bom para cada tipo de planta.

Um outro fator que precisa sempre ser levado em conta quando você estiver plantando, e com certeza você já ouviu falar dele, é o substrato. Assim como os nutrientes, ele é essencial para o crescimento saudável de qualquer planta. A escolha correta dessas substâncias ajuda cada fase de crescimento e, claro, não podem faltar. Mas é preciso cuidado para utiliza-los de maneira correta.

Mas se você não sabe o que é o substrato, porque ele é importante e como ele deve ser usado, não se desespere. Continue conosco, nesse post vamos te explicar tudo o que você precisa saber para deixar sua planta saudável e feliz. Vamos lá?

O que é um substrato?

Para cultivarmos plantas em casa é preciso reproduzir de maneira mais fiel possível as condições que a planta encontra na natureza. Na terra, ao natural, são encontradas inúmeras substâncias em decomposição, cheias de matéria orgânica. O substrato nada mais é do que a reprodução dessa terra natural.

Com a finalidade de nutrir a terra, é feito da combinação de dois ou mais componentes que podem ser orgânicos, minerais ou mesmo sintéticos, que reunidos fornecem as propriedades químicas e físicas corretas, oferecendo todos os elementos necessários para o cultivo e o bom desenvolvimento das plantas.

Podendo ser misturado com terra vegetal ou não, o substrato é o meio onde a planta vai desenvolver suas raízes e seu sistema radicular, que é a base do desenvolvimento saudável da sua planta. Ele tem a capacidade de deixar a terra mais viva, mais orgânica e mais fértil.

Além do sistema radicular, o substrato desemprenha funções diretas na estabilidade da planta, no suprimento de água, nutrientes e oxigênio e no transporte de dióxido de carbono entre as raízes e ar. Para que um substrato tenha qualidade para a jardinagem, é necessário que ele contenha os macronutrientes fundamentais, tais como o nitrogênio, o fósforo e o potássio, em especial por seus significados para a vida vegetal.

A composição dos substratos

A composição de um substrato depende muito do tipo de planta que você deseja cultivar. A mistura de diferentes matérias primas resulta em diferentes substratos que são adequados para diferentes tipos de plantas. Existem combinações especificas para flores, para arvores frutíferas, para hortaliças, entre outros.

Plantas com sistemas radiculares finos, por exemplo, costuma preferir substratos mais finos, assim como plantas cultivadas em grandes vasos, precisam de substratos que tenham uma melhor drenagem e um suporte físico mais forte, com componentes mais grossos. O volume do PH das plantas também interfere nessa conta.

Ainda assim, algumas características precisam ser a mesmas para qualquer tipo de substrato. Ele é sempre um material leve, solto e poroso, não devendo nunca ser compacto, para que proporcione a circulação do oxigênio entre as raízes das plantas, além de necessitarem possuir boaabsorção e facilidade de drenagem da água.

 

O substrato pode ser comprado pronto e é facilmente achado em lojas especializadas em jardinagem. Eles vêm com indicações das plantas nas quais devem ser utilizados. Ou ainda você pode preparar o seu próprio substrato.

Lembrando que nenhuma matéria prima é um substrato completo, ele precisa ser feito da junção de várias substâncias que juntas fornecem os materiais orgânicos essenciais para o desenvolvimento das plantas. As matérias primas mais utilizadas para montagem de substratos são:

 

- Húmus de minhoca

- Turfas

- Derivados da casca de coco e da palmeira

- Calcário

- Argila

- Vermiculite

- Casca de pinus

- Terra

- Areia

- Carvão moído

 

Agora que você já entendeu melhor a importância do substrato, confira no blog da No Figueiredo receitas especificas para variados tipos de plantas.

Conheça também o Xaxim de palmeira e seus benefícios para o meio ambiente.