Blog

/

Formigas: Conheça 7 dicas de como combater infestações em suas plantas e quintais

Quem possui jardim ou vasos de flores em casa sabe como formigas podem ser inconvenientes. Apesar do tamanho pequeno, elas se reproduzem rapidamente e são capazes de verdadeiras infestações difíceis de combater. No ranking dos inimigos das plantas, elas andam lado a lado com os caramujos.

Mas, mesmo com todo o incômodo que possam causar às plantações ou mesmo dentro de casa, as formigas possuem funções essenciais na natureza, como deixar a terra mais saudável, revirando camadas, levando nutrientes do fundo para cima, e vice versa, espalhando o pólen entre as flores, ajudando no processo de nascimento de novas mudas.

Por esse motivo, quando suas plantas ou seu jardim sofrerem uma infestação de formigas, a melhor opção é combate-las, criando um ambiente capaz de repeli-las, fazendo com que procurem outro ambiente onde possam encontrar seu alimento.

Por sorte existem muitas maneiras caseiras e naturais de espantar esse inseto. No post de hoje vamos te ensinar como combater as formigas sem extermina-las e sem a necessidade de utilizar venenos ou inseticidas que fazem mal não só ao inseto, mas também ao solo e à saúde humana.

- Vinagre

O cheiro e a acidez do vinagre são desagradáveis para formigas, por isso esse é um bom meio de combate-las. Faça uma mistura de parte iguais de vinagre e água e coloque em um borrifador. Aplique em vasos e plantas para afastar as formigas. Ele pode ainda ser borrifado no piso de quintais e cozinhas, por exemplo, para evitar o aparecimento das formigas.

- Vaselina

Passe vaselina em locais como lixeiras, fruteiras, potes de comida de animais de estimação, vasos de planta para afastar e combater as formigas. Basta aplicar o produto na borda desses utensílios. A vaselina funciona como uma armadilha, grudando as formigas que tentarem passar. Logo elas perceberão que não conseguem passar por ali e irão procurar outro lugar. A vaselina pode ser passada também em troncos de árvores.

- Odores fortes

Formigas são repelidas por odores fortes como cravo, canela, louro, pimenta, laranja, limão e alho.

O cravo, a canela e o louro podem ser colocados dentro de saquinhos finos (você pode faze-los com meia calça) e espalhados pela casa, perto dos vasos de planta e no jardim.  Eles podem ser utilizados ainda em forma de óleos essenciais.

No caso do limão e da laranja, pique suas cascas bem pequenas e espalhe por cima da terra. Além de ajudar a combater as formigas, ainda servirão de nutrientes para suas plantas. No caso do alho, basta esmaga-lo, misturar com água e borrifar a mistura onde existirem formigas.

- Talco, cal ou bicarbonato de sódio

O talco, o cal e o bicarbonato de sódio também são substâncias desagradáveis para as formigas. Para combater uma infestação de formigas ou mesmo impedir que elas ataquem suas plantas ou outros lugares da casa, basta espalhar um pouco de pó de qualquer um deles ao redor dos vasos e jardins ou pelo caminho feito pelas formigas.

-Café

Ao terminar de passar um café aproveite a borra para combater as formigas da sua casa. Espalhe pelo jardim, no exterior da casa ou mesmo na terra de vasinhos. O cheiro do café, além de repelir as formigas, ainda neutraliza outros cheiros, impedido que elas sintam odores atrativos que possam estar próximos.

A borra de café tem a vantagem de ser natural e não apresentar riscos a animais de estimação e ainda é capaz de fornecer bons nutrientes para as plantas. 

- Sabão de coco e fumo de corda

Outro odor forte capaz de levar as formigas para longe das suas plantações e da sua casa é o fumo. Misture 10 gramas de sabão de coco, 5 centímetros de fumo de corda picado e um litro de água. Deixe a mistura descansar por um dia inteiro e coe. Utilize um borrifador para espalhar a mistura pelas plantas.

- Plantas repelentes

Algumas plantas são repelentes naturais às formigas como a hortelã, o alho, a cebolinha verde, a manjerona, o coentro, a lavanda, a alfazema, a losna, a alface, a menta e a calêndula. Em hortas, você pode plantar algumas delas no contorno do canteiro. Se você possui vasinho em casa, deixe algumas mudas dessas plantas perto dos outros. O cultivo dessas plantas costuma ser muito eficaz na hora de combater o surgimento de formigas.

Pesticidas

Sempre que possível evite o uso de venenos e formicidas para combater as formigas. Químicos, além de fazer mal as pessoas, crianças e animais de estimação, ainda acabam por danificar o meio ambiente. Com a irrigação, essas substâncias são capazes de chegar aos lençóis freáticos, contaminando profundamente a água do nosso planeta.

Soluções caseiras, apesar de algumas vezes exigirem um pouco mais de paciência para que funcionem e precisem ser aplicadas diariamente, são tão eficazes quanto e não prejudicam o planeta, os animais nem as pessoas.

Prevenção

Uma das melhores formas de combater a infestação de formigas ainda é a boa e velha prevenção. Procure cuidar do ambiente a modo de não o deixar atrativo para as formigas. Mantenha lixos bem fechados, doces e cheiros agradáveis fora do alcance desses animais e deixe sempre algum odor desagradável para elas, qualquer um dos exemplos citados acima.