Blog

/

Descubra como cuidar corretamente do seu Xaxim de Palmeira

O Xaxim de Palmeira é um vaso para plantio feito de fibras naturais da palmeira e totalmente ecológico. Idealizado após a proibição de comercio do xaxim de samambaiaçu, para preservar a espécie que corre risco de extinção, ele foi desenvolvido em laboratório após vários testes com o original.

Com 96% de similaridade com o de samambaiaçu, o Xaxim de Palmeira possui as mesmas capacidades de armazenamento e troca de água e nutrientes com as plantas, além de servir também como isolante térmico para as raízes. Se você ainda não conhece o Xaxim de Palmeira, nesse post explicamos todos os diferenciais e as vantagens do vaso.

Mas, além de conhecer suas funcionalidades e vantagens para as plantas e para o planeta, é preciso saber como cuidar do seu Xaxim, prolongando sua vida útil e preservando suas características que oferecem benefícios para o desenvolvimento saudável da sua planta.

No post de hoje, entrevistamos Wagner Martins, biólogo e cofundador da Biosolvit para tirar todas as dúvidas sobre como cuidar corretamente do seu Xaxim de Palmeira.

1. Qual o tempo de vida útil do Xaxim de Palmeira?

Wagner Martins - O Xaxim de Palmeira não possui um período de vida útil pré-determinado. Isso vai depender muito dos cuidados tomados com o vaso e, principalmente, do tipo de planta cultivada no seu xaxim. Plantas que tem um crescimento mais rápido demandam uma troca mais precoce do vaso, assim como plantas que demoram mais para se desenvolver possibilitam a utilização do mesmo vaso por mais tempo.

2. Como devo armazenar meu Xaxim de Palmeira?

WM- O Xaxim de Palmeira deve ser abrigados em local seco e arejado, sejam em estoques, mostruários de loja ou mesmo quando armazenados dentro de casa.

Antes de comprar o seu Xaxim de Palmeira, verifique o estado geral do mesmo para evitar levar para casa um vaso que já apresente algum sinal de deterioração que pode ser causado no processo de transporte da carga. Observe se ele apresenta alguma rachadura ou fenda. Verifique também a firmeza do vaso tocando suavemente toda a extensão do vaso.

3. O que devo fazer no meu Xaxim de Palmeira da hora de utiliza-lo?

WM - O Xaxim de Palmeira não exige nenhum preparo especial para a hora da plantação. Evite colocá-lo dentro da água para que o mesmo não absorva uma quantidade de água nociva as suas paredes.  

Para usar um Xaxim de Palmeira basta tira-lo da embalagem, encher com um bom substrato indicado para a espécie que você vai cultivar, plantar normalmente sua muda e fazer a primeira rega naturalmente.

4. Posso deixar meu Xaxim de Palmeira em qualquer lugar?

WM - É importante lembrar que o Xaxim de Palmeira é biodegradável e possui a capacidade de absorver água e nutrientes em seu interior, fazendo uma troca constante com tudo o que estiver em seu entorno.

Por esse motivo, o Xaxim de Palmeira deve ser colocado sempre em pratinhos especifico para plantações, evitando que o vaso fique em contato direto com o chão, terra ou grama, o que pode acelerar seu processo de decomposição.

Ele pode ainda ser pendurado em apoios específicos para plantas, desde que ele não seja furado para esse fim.

5. Excessos de água e sol podem prejudicar o meu Xaxim de palmeira?

WM - Por conta da sua capacidade de armazenar água e nutrientes e troca-los com o que estiver sendo cultivado nele, é preciso que o cuidado com o Xaxim de Palmeira seja semelhante ao dispensado a qualquer outra planta.

O excesso de água vai deixa-lo encharcado, atrapalhando o crescimento da planta, afogando suas raízes. Além disso pode também afetar a durabilidade do vaso, propiciando o apodrecimento de ambos.

O excesso de sol também pode afetar sua durabilidade e fazer com que o vaso perca a capacidade de absorver e fornecer água para sua planta.

6. Quando devo fazer a troca do meu Xaxim de Palmeira?

WM- A troca do Xaxim de Palmeira deve ser feita em duas ocasiões:

- Quando o vaso fica visivelmente pequeno para a planta. Nesse momento é comum que suas raízes comecem a aparecer muito para fora do vaso.

- Quando o vaso começa a se biodegradar. Nesse processo  suas paredes ficam mais frágeis e propensas a rachaduras.

7. O que pode acontecer caso eu não troque o meu Xaxim de Palmeira na hora certa?

Wagner - Em vasos artificiais como os e cerâmica ou de plástico, as raízes das plantas não são capazes de quebrar suas laterais apenas com sua própria força, mas como o Xaxim de Palmeira é biodegradável e feito com fibras 100% naturais, isso pode acontecer quando as raízes estão muito grandes ou suas paredes estão frágeis devido ao processo de biodegradação.

Além disso, eles funcionam como reserva de água e nutrientes e como isolante térmico para as raízes, e um Xaxim já em fase de decomposição passa a não cumprir mais esses papeis, prejudicando o desenvolvimento da planta.

8. Como é feita a troca do Xaxim de Palmeira?

Wagner - Diferente de outros vasos, o Xaxim de Palmeira não exige que a planta seja retirada de dentro o vaso para realizar a troca. Como é feito de material biodegradável, que se funde às raízes da planta, sendo fonte de nutrição para as mesmas, ele pode ser apenas encaixado dentro de um Xaxim de maior tamanho e o primeiro será decomposto virando nutrientes para sua planta.

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar corretamente do seu Xaxim de Palmeira, não perca mais tempo e comece agora mesmo a cultivar aquela flor que você sempre quis ter em casa. Compre seu Xaxim de Palmeira pelo site https://www.xaximdepalmeira.com.br