Blog

/

Confira 5 dicas para tratar as suas plantas de fungos e outras doenças

As plantas são organismos vivos, e assim como nós humanos, ficam doentes por causa da invasão de bactérias, fungos e com as condições impostas pelo habitat. Por isso é importante ter em mente que a presença de doenças em plantas é algo natural, além de conhecer os sintomas e os cuidados necessários para que o dano seja reduzido.

As doenças podem afetar em diversos graus, desde pequenas alterações até a morte da planta. Mas, existem diversos fungicidas para aplicarmos nas plantas, como chás e produtos com enxofre.

Também é necessário ficar atento aos sintomas, buscar alternativas que protejam a sua planta, e identificar os problemas que afetam o seu cultivo. Quer saber algumas dicas de como tratar fungos e doenças? Continue acompanhando o nosso post!

Como identificar se a planta está doente

Entre os sintomas mais comuns e visíveis está a mudança na cor das folhas e do caule, o surgimento de pintas e manchas facilita o processo de identificação das doenças, além disso a planta pode começar a se desenvolver de forma irregular. A presença de um pó branco, chamado de míldio na superfície também é algo que precisa de atenção.

Além das folhas, as raízes também merecem atenção, é possível identificar a saúde da planta através de sua aparência.  

Confira alguns sintomas para você identificar as principais doenças das folhas:

- Se as folhas estiverem desbotadas ou amolecidas, provavelmente sua planta precisa de luz;

- Se estiverem murchas ou secas, precisa de água;

- Caso estejam murchas e amareladas, você está aguando demais sua plantinha;

- Se as folhas estiverem amareladas no centro e as novas estiverem necrosadas, falta de cálcio;

- Quando as folhas da parte de baixo estiverem castanhas ou amareladas e as superiores verde-claras, falta de nitrogênio;

- Caso as nervuras da folha estiverem amareladas, com aspecto de velhas, é falta de magnésio.

- Se, ao contrário da anterior, as nervuras estiverem verdes e a folha amarelada, é falta de ferro.

- Quando as folhas ficam pequenas e deformadas, quer dizer que sua planta está sofrendo de deficiência de zinco.

- Quando as folhas ficam escuras e negras nas bordas o que está faltando é o potássio.

Dicas de como tratar fungos e doenças

- Bicabornato de sódio

O bicabornato de sódio é um ótimo aliado contra doenças, ele aumenta o pH da superfície da planta e impede que os fungos se proliferem. O ideal é manter o pH superior ou igual a 8.4. Mas atenção, o uso do bicarbonato não é recomendável no solo sem o devido controle, apenas em folhas e caules, e se possível em dias nublados ou no final da tarde.

Receita: Dilua uma colher de chá de bicarbonato em um litro de água e elimine doenças como oído, íldio, pinta preta, entre outros.

- Alho

O enxofre presente no alho é ideal para repelir insetos, bactérias e fungos. Existem muitas formas de utilizá-lo, porém o mais indicado é borrifá-lo nas folhas das plantas. É recomendável aplicações regulares do fungicida, na parte da manhã. Se a sua planta não tiver fungo, aplique uma vez ao mês.

Receita: Misture duas cabeças de alho esmagadas com três colheres de sopa de óleo vegetal e deixe descansar por 24hrs. Depois adicione a mistura em um litro de água com duas colheres de chá de melaço de cana e reserve. Quando for borrifar na planta, utilize 50 ml da mistura acima por litro de água.

- Chás e sucos

Chás e sucos são uma ótima forma de evitar doenças nas plantas. Eles devem ser aplicados durante o dia e de preferência com sol, evite dias nublados e chuvosos. Os chás devem ser feitos com água quente, e não fervendo. Coloque os elementos na água, deixe esfriar, coe e coloque em sua planta. Suco feito com hortelã, melissa e gengibre são excelentes fungicidas.

Receita: Bata no liquidificador um pedaço de gengibre, um punhado de melissa e hortelã com um pouco de água e borrife nas suas plantas.

Dicas de como evitar fungos e doenças

- Espaço entre as mudas

Um dos modos de evitar doenças é plantar as mudas com um espaçamento coerente para o seu desenvolvimento. Mantê-las muito próximas impede a circulação do ar e deixa o solo úmido, o que dificulta a respiração da planta.

- Mantenha o solo saudável

Embora cada doença tenha o seu tratamento específico, é importante manter o solo saudável. Métodos orgânicos de manejo e prevenção são as principais formas de manter a sua planta saudável.

Com o solo, o ar e a irrigação em perfeito estado, as chances de proliferação e instauração de doenças é bem menor.

Uma dica é manter a adubação orgânica aplicada de forma correta. Uma planta bem nutrida tem as chances de adoecimento reduzidas.

Remover as folhas danificadas pode evitar que aconteça o mesmo com as outras, e até mesmo eliminar a doença totalmente. Mas é importante estar sempre atento e buscar soluções caso a remoção da folha não funcione.

Agora que você já sabe algumas dicas para tratar as suas plantas, não deixe de utilizá-las!