• Home
  • blog / Conheça o marketing verde e seus benefícios para sua empresa

Conheça o marketing verde e seus benefícios para sua empresa

http://gerencieme.sejamaior.com.br/Content/imgNoticias/Biosolvit-Novo/0b8844_Marketingverde.png

Conheça o marketing verde e seus benefícios para sua empresa

Nas últimas décadas o meio ambiente se tornou um dos assuntos de maior urgência da atualidade. A preocupação com as consequências das nossas ações sobre o meio ambiente, que veio tomando força desde os anos 70, se tornou global. As pessoas demonstram cada vez mais atenção à um consumo mais consciente e com processos de produção que agridam menos nosso planeta. Junto com essa preocupação nasceu o chamado marketing verde.

O marketing verde, ou marketing ecológico, surgiu da cobrança cada vez mais efetiva da população para com as empresas, sejam elas de serviços ou produtos, ao refletirem sobre o impacto ambiental que anos de progresso industrial e social desencadearam.

Ao adotar o marketing ambiental, uma empresa assume uma postura comprometida em minimizar os impactos sobre a natureza, sejam eles no processo de produção, na venda, no transporte e até mesmo em prevenção e recuperação de eventuais acidentes ecológicos.

Hoje vamos ver o que é o marketing verde, quais as vantagens ele pode trazer e como você pode introduzir essa filosofia dentro da sua empresa.

 

O que é o marketing verde?

Com toda a cobrança existente por parte da população e dos governos para que tenhamos uma produção cada vez mais consciente e menos prejudicial ao meio ambiente, as empresas começaram a se mobilizar para procurar por processos mais sustentáveis para produzir seus produtos ou serviços.

O marketing verde, tem como função vincular uma determinada empresa a uma imagem de sustentabilidade e consciência ambiental. Nada mais é do que uma divulgação focada em mostrar a postura e os produtos e serviços considerados ecologicamente corretos. É o marketing com apelo ambiental.

Mas o marketing verde não deve ser considerado apenas uma forma de “propaganda” positiva para sua empresa. Assim como define o conceito de marketing, é preciso mais do que apenas divulgações, é necessária uma mudança profunda de consciência, uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental e social.

É a ideia de que seja possível criar riquezas com a diminuição dos impactos ambientais e as mudanças sociais capazes de regular os hábitos de consumo

E essa transformação vai além de ações como reciclagem de resíduos simples, sacolas recicláveis e ações de marketing com dizeres bonitos.  Deve estar pautada em práticas corretas, com a intenção de gerar produtos e serviços realmente sustentáveis, fortalecendo a imagem de empresa e diferenciando sua marca no mercado.

Apenas propagar produtos mais ecológicos sem que de fato sejam, ou sem se preocupar com todo o entorno dessa produção, como transporte, cuidados com eventuais acidentes com danos ao meio ambiente, conhecido comogreenwashing, é, além de eticamente condenável, um tiro no pé para a imagem da empresa.

Os consumidores estão cada vez mais atentos a postura das empresas, em busca de quem realmente está preocupado com a manutenção dos nossos recursos naturais e com a preservação do meio ambiente, e, em muitos casos até dispostos a pagar valores mais altos por produtos e serviços que se encaixem nesse modelo.

 

Como aderir o marketing verde na indústria

Como vimos, apenas lançar um novo produto verde, com apelo ecológico não é o suficiente para considerar sua empresa amiga do meio ambiente e nem mesmo utilizar a bandeira do marketing ecológico.

Além disso, para realmente inserir o marketing verde dentro da sua indústria é importante observar que ele começa junto com umagestão ambiental bem realizada e com visão a longo prazo.

Cada vez mais as questões ambientais estão relacionadas a métodos e planejamento, como a adoção de certificações e programas de responsabilidade socioambientais.

Essa gestão inclui todas as atividades operacionais e indiretas da empresa. É preciso integrar políticas e procedimentos ambientais como elementos essenciais na gestão, incluindo-os em crenças, valores e missão, colocando a sustentabilidade em suas estratégias.

Entre as ações que podem ser adotadas por uma empresa estão:

- A busca pelo desenvolvimento sustentável

- A criação de iniciativas que visam a proteção ambiental

- Reserva de materiais para resposta rápida a eventuais acidentes ambientais

- Apoio a iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida da comunidade ao redor

- Optar por matérias primas de outras empresas também ambientalmente responsáveis

Essas ações devem ser muito bem formuladas para que sejam, além de uma estratégia de marketing e de fortalecer a marca no mercado, também fidelize clientes, gere lucros, reduza gastos e contribua de forma efetiva para o meio ambiente.

Concluindo, o marketing ambiental é, mais do que uma forma de divulgação positiva em um contexto onde a sociedade vê com bons olhos empresas preocupadas com essa questão. É um trabalho de mudanças reais nas metodologias de trabalho internas, desde a extração até a venda, passando pela produção e pela escolha de fornecedores e parceiros. É uma constante busca de melhorias em relação ao meio ambiente.