• Home
  • blog / Confira 5 motivos para dar atenção a gestão ambiental da sua empresa

Confira 5 motivos para dar atenção a gestão ambiental da sua empresa

http://gerencieme.sejamaior.com.br/Content/imgNoticias/Biosolvit-Novo/a95771_Gestaoambiental.jpg

Confira 5 motivos para dar atenção a gestão ambiental da sua empresa

Com a crescente visibilidade e consciência sobre questões ambientais que envolvem variados aspectos da nossa vida, soluções para que a atividade humana impacte cada vez menos o meio ambiente precisam ser descobertas e colocadas em prática todos os dias. Os programas de gestão ambiental vêm com força total para colaborar nesse processo.

Empresas e prestadoras de serviço precisam estar cada vez mais antenadas as questões ambientais. Perante seus clientes e a legislação brasileira, elas possuem responsabilidade não apenas na criação de riqueza, mas também na proteção ao meio ambiente. Adotar práticas de gestão ambiental que lhes permitam um conhecimento claro dos impactos gerados por suas atividades diárias e como isso pode ser amenizado, é mais do que desejado, é obrigação.

Mas é importante lembrar que esse processo também traz inúmeros benefícios para qualquer empresa. As vantagens não aparecem apenas em termos de proteção ao meio ambiente, mas também em redução de custos e a melhoria da imagem da mesma.

Hoje vamos falar sobre o que é um programa de gestão ambiental e quais as vantagens que ele pode trazer para a sua empresa. Continue conosco.

Como funciona um plano de gestão ambiental?

Para entender melhor os benefícios que a implantação de um plano de gestão ambiental pode trazer para uma empresa, é preciso primeiro entender como ele funciona. O primeiro passo é mapear e identificar todos os processos e atividades realizadas pela sua empresa e descobrir todos os aspectos em que são gerados impactos ao meio ambiente.

A partir daí, é necessário pensar em soluções para diminuir ou mesmo zerar esses impactos, além de soluções de monitoramento de maquinários e processos e prevenção de possíveis acidentes. Depois de definidas as medidas que serão tomadas para cada processo, é montado um planejamento, contendo as propostas de solução, levando em consideração as exigências legais de cada ramo de atividade.

O próximo passo é a definição de metas de acordo com o planejamento e a politica ambiental definida. É bom lembrar que o plano de gestão ambiental é planejando e implementado de forma exclusiva para cada empresa, mesmo para os que atuam em um mesmo ramo de negócio.

Quais são as dificuldades?

Embora esteja em alta e sua necessidade seja muito bem embasada e explicada, muitas empresas ainda enfrentam grandes dificuldades para implementar o plano de gestão ambiental. Mas por que isso acontece?

Muitas pessoas ainda têm dificuldades em enxergar os benefícios que essa implantação pode trazer para a empresa como um todo. Por ser um processo trabalhoso e muita das vezes caro, é comum ver a resistência de algumas empresas em iniciar essa mudança. A resistência a mudanças, a falta de comprometimento e a desconfianças por parte das estruturas de poder podem ser grandes dificuldades.

Embora o processo possa ser realmente caro e longo, à primeira vista, principalmente para empresas pequenas, é necessário ter sempre em mente os benefícios que essa estruturação irá trazer, e buscar a criação de um plano de ação bem definido, levando em consideração as possibilidades da empresa, dando pequenos passos que sejam, mas sempre em evolução nesse quesito

Conheça as 5 principais vantagens de implantar o sistema

- Melhor imagem para clientes

Com a divulgação dos problemas causados pela nossa falta de cuidado, a preocupação com o meio ambiente se tornou global e os consumidores vem preferindo cada vez mais produtos e soluções ecologicamente corretas. Empresas comprometidas com uma política verde, que buscas conciliar seus trabalhos econômicos com a diminuição de seus impactos no meio ambiente tem um grande diferencial na construção de uma boa imagem e um melhor diálogo com seus clientes.

- Melhor imagem para investidores

Não só os clientes estão de olho nesse comprometimento com o meio ambiente, para possíveis investidores, um bom plano de gestão ambiental também é visto com bons olhos. O compromisso ambiental é pratica básica no comércio internacional, que está com padrões cada vez mais rigorosos para o acesso a grandes mercados.

Com a globalização da economia mundial e a criação de grandes blocos internacionais, como a União Europeia, o cuidado com o meio ambiente passa a ser um fator estratégico.

Além disso o histórico de preocupação com questões ambientais aumenta consideravelmente a as chances de ingressar em programas de investimentos e conseguir financiamentos bancários ou governamentais. Instituições de crédito vem impondo cada vez mais critérios ambientais, beneficiando projetos que visem a gestão ambiental em prejuízo dos que não dão atenção a esse aspecto.

- Reciclagem e descarte correto de materiais

Com uma avaliação bem-feita sobre os processos realizados dentro da empresa e sobre os materiais utilizados e descartados em cada um deles, a adoção de sistemas de reciclagem ou de planejamento para o descarte de maneira e no momento correto desses materiais podem evitar gastos e multas e ainda gerar lucros para a empresa.

- Prevenção a possíveis acidentes

O sistema de prevenção faz com que todas as máquinas e processos sejam submetidos a vistorias periódicas, evitando possíveis acidentes. Saber das possibilidades de acidentes ou erros, possibilita a compra e estocagem de materiais que podem auxiliar mais rapidamente em uma situação de emergência, tornando seus riscos e consequências menores, assim como os gastos e multas que elas podem gerar.

- Redução de custos

Como vimos acima, o estudo das ações realizadas diariamente dentro de uma empresa, e a implementação de um plano de gestão ambiental podem trazer inúmeras reduções de custos. A diminuição de desperdícios de matérias primas e insumos, assim como a sua reciclagem e a possiblidade de redução em contas de água e luz, com a otimização de processos são os mais imediatos deles.

E sabemos também que prevenir problemas é sempre muito mais barato do que os remedia-los, despesas surpresas exorbitantes com remediações e multas não serão mais necessárias. E ainda, estar em conformidade com a lei evita penalidades, indenizações civis, processos criminais e paralisação das atividades.

Mais do que benéfico para o meio ambiente, a implementação de um plano de gestão ambiental traz vantagens para todas as áreas de uma empresa. É tempo de se renovar, planejar, monitorar, se preparar e evitar que a sua empresa cause ainda mais impactos sobre o meio ambiente e a saúde dos seus negócios.