• Home
  • blog / Como a preocupação ambiental pode ajudar na imagem da sua empresa

Como a preocupação ambiental pode ajudar na imagem da sua empresa

http://gerencieme.sejamaior.com.br/Content/imgNoticias/Biosolvit-Novo/842d7b_Comoapreocupacaoambientalpodeajudarnaimagemdasuaempresa.jpg

Como a preocupação ambiental pode ajudar na imagem da sua empresa

Se você leu nosso ultimo post blog “Confira 5 motivos para dar atenção a gestão ambiental da sua empresa” já está por dentro dos benefícios que, implantar um sistema de gestão ambiental na sua empresa, pode trazer. Mais do que impactos econômicos internos da empresa e os ecológicos, voltar a atenção para o cuidado com o meio ambiente pode trazer tambémbenéficos em relação a clientes e ao mercado.

Hoje vamos aprofundar em como a correta gestão dos impactos produzidos no meio ambiente pela sua empresa podem repercutir positivamente na imagem da mesma. Seja em relação à consumidores ou investidores,a consciência ecológica só tem benéficos a oferecer.

A preocupação com o meio ambiente

A década de 80 foi marcada pela modificação da relação existente entre a sociedade e as empresas. Um dos focos de atenção dessa relação passou a ser a responsabilidade social e a ética nos negócios. A partir desse período, passou a ser cobrado, também por parte dos consumidores, que as empresas estivessem focadas não apenas em seus lucros, mas igualmente nas responsabilidades que possui com o meio ambiente e a população.

Ainda nos anos 80 os conceitos de proteção ao meio ambiente começaram a se expandir e disseminar. Alguns acidentes ambientais que aconteceram na época contribuíram para mudanças nas politicas oficiais de meio ambiente e para o comportamento cada vez mais atento da população.

Nesse momento o meio ambiente deixou de ser uma preocupação isolada, de poucas pessoas e se tornou um assunto de repercussão mundial envolvendo vários setores da indústria, principalmente na química como petroquímicas e indústrias alimentícias.

Foi aí que surgiram as assessorias especializadas para aqueles que já enxergavam a necessidade de se adequarem a nova forma de pensar que, aos poucos vinha ganhando espaço em todas as esferas da sociedade.

Com a consolidação da consciência ecológica e a escassez de recursos cada vez mais visível, em pauta e divulgada pelas mídias, surgiu também uma preocupação por parte da população que começou a, cada vez mais, cobrar posturas responsáveis quanto a utilização de matérias primas, de água e energia, de reciclagem de produtos, destinação correta de lixo e refugos, entre outros.

Os consumidores passaram a apertar empresas e governantes para que se responsabilizassem cada vez mais pelos impactos gerados na natureza.

De gasto a investimento

Com toda essa mudança de postura em favor do meio ambiente, por parte das pessoas e até mesmo da legislação, algumas empresas se viram forçadas a adequarem suas atividades ao conceito sustentável. Forçadas porque não perceberam, e muitas ainda hoje não compreenderam, as inúmeras vantagens que adotar um sistema de gestão ambiental pode trazer para seus negócios.

Além de prevenir desperdícios, da economia de matérias como água e luz, da possibilidade de reciclar materiais para serem utilizados dentro da própria empresa e da prevenção de multas ambientais, os benefícios para a imagem da empresa em relação a consumidores e investidores é uma das maiores recompensas.

As exigências ambientais ainda vistas por muitas empresas como uma atividade dispendiosa, capaz de deixar a produção ainda mais cara, precisam ser pensadas de uma outra maneira, substituindo a ideia de custo ambiental por investimento.

Ações preventivas podem, principalmente se feitas com um bom planejamento, tornarem-se verdadeiros investimentos, tanto para a produção quanto para a imagem da empresa.

Como criar uma boa imagem com a gestão ambiental

Ao perceber a importância do investimento e dar início a um programa de gestão ambiental, naturalmente passará a chamar a atenção de maneira positiva de clientes e investidores, ao estar inserida em um contexto social de cuidado com o planeta e a pessoas.

Mas não é preciso esperar que esses benefícios venham sozinhos, é possível desenvolver todo o planejamento sustentável do seu negócio junto com a população e fazer disso um marketing positivo para a sua marca.

É interessante deixas as pessoas saberem como o sistema de gestão ambiental está sendo implantado, criando uma comunicação com o público externo, e também com o interno, de funcionários e colaboradores, sobre tudo o que for discutido e aprendido durante a jornada.

Mídias sociais, blogs, comerciais de TV podem ser ótimos aliados nessa divulgação. Cartilhas e informativos mostrando medidas que serão tomadas pela empresa e como as pessoas também podem ajudar a cuidar do meio ambiente mostram uma postura interessada e engajada nas causas ambientais.

Treinamentos, campanhas educativas, eventos realizados junto à comunidade como visitas a escolas, além de esclarecerem as pessoas como elas também podem tornar nosso mundo mais sustentável vai ajudar a criar uma imagem ainda mais atrativa para a sua empresa.

Qualquer empresa que tenha hoje o desejo de crescer e continuar inserida de forma saudável no mercado, precisa repensar sobre como ela cuida da sua gestão ambiental e encarar os gastos com o meio ambiente como investimentos para seus negócios e imagem.